segunda-feira, 12 de maio de 2008

NADA A DECLARAR! – Notas e vídeos 74 – ABSURDOS & MÚSICA URBANA - Por Marcos Souza

UMA MOSTRA DO DVD DA BANDA BR 80

A banda BR 80 como o nome já diz é um referencial ao rock brasileiro dos anos 80, onde o enciclopédico artesão musical e vocalista Helder Guimarães proporciona com o seu grupo uma viagem nostálgica e vibrante no que de melhor aconteceu naquele período fértil e transformador na música brasileira, onde o rock ganhou uma identidade brazuca e estrelas então ascendentes como Legião Urbana, Barão Vermelho, RPM, Paralamas do Sucesso, Titãs, Ultraje à Rigor, Ira!, Kid Abelha, Capital Inicial, Plebe Rude, Zero, entre outros deixaram uma marca indelével em toda uma geração. Esse vídeo é uma mostra do poder de fogo do BR 80 em uma apresentação no Corsário, com Helder e banda mostrando uma versão bem pessoal da clássica “O tempo não pára”, do Cazuza. Detalhe: preste atenção na estreita relação simbiótica entre platéia e banda. Sensacional.



CENA DE VIOLÊNCIA EM PORTO VELHO

Esse vídeo eu editei e o meu parceiro Paulo Andreoli filmou, foi um flagrante num lava-jato aqui em Porto Velho, quando um lavador foi acusado de ter furtado um toca-cd de um veículo e dois rapazes tentaram forçá-lo a devolver. O lavador não teve dúvidas, pegou um pedaço de PVC e largou a sarrafa para se defender. Tem que ver.



ESSA NEM PESCADOR CONTA

Em noite de tédio na beira do rio Madeira basta encostar em um daqueles grupos de pescadores do Cai N’ água com um garrafa de cana e ouvir as mais incríveis histórias, mas eu lhes digo meus amigos, nada se compara a isso.



SE PREPARE PARA...

... se emocionar. Rola na Globo uma chamada para o CD do cantor lírico Paul Potts (QUEM?????), em alguns flashes do anúncio dá para perceber que o cara participou do programa “American Idol” - que no Brasil ganhou uma versão divertida no SBT, “Ídolos”. Pois bem, veja aqui o que um simples vendedor de celulares é capaz de fazer para calar uma banca de avaliadores no mais temido concurso de talentos da América.



QUE ABSURDOS SÃO ESSES SOBRE O CASAMENTO?

Ok, o Rafinha é um mestre do humor Stand Up – que são aqueles sketches ao vivo com piadas improvisadas e lotam casas de show e bares – e ele definiu alguns absurdos do casamento, que, no entanto, analisando friamente, quem vai contestá-lo? Só mesmo os casais principiantes que teimam em partilhar o mesmo banheiro – onde as mulheres lutam contra a tampa levantada do vaso e os homens contra o improvisado varal de calcinhas que fica na basculante (a janelinha).



A MAIOR CASA DE MARIMBONDOS QUE JÁ VI

Quando se é moleque, menino buchudo, da beira de rio, a mãe sempre avisa pra nunca chegar perto de caixa de marimbondo, pois a picada do inseto dói demais, avalie então quando milhares desses insetos invadem uma casa e constroem uma caixa com 3m² dentro de um quarto? Difícil de acreditar? Pois bem, um morador gravou em vídeo o que eu chamo de a maior “casa” de marimbondo que já vi na minha vida. A espécie, segundo o morador, é deconhecida, mas já teve gente dando pitaco de que se trata da perigosa “vespa negra caipira” (isso existe?).



AMAZÔNIA À VENDA

Você não leu errado não, é verdade, para uma empresa norte-americana, a Arkhos Biotech, cujo lema é “O Futuro é Nosso”, a Amazônia não pertence a nação nenhuma, mas sim ao mundo, por isso mesmo ela é negociável e suscetível de venda imediata. O que não me deixa mentir é essa peça publicitária onde um hostes e narrador apresenta alguns dados da biodiversidade e a destruição parcial da floresta – o que não deixa de ser um alerta - , mas desrespeita a soberania de um país quando incita e clama para que investidores ajudem a empresa a comprar a Amazônia. Que absurdo é esse?



I WANNA BE SEDATED – RAMONES

Quem teve adolescência fácil nunca brigou por causa de uma garota ou se olhou no espelho e ficou contando quantas espinhas seriam necessárias para tirar e passar despercebido na escola. Ser considerado pela sua turma de escola um caso extraordinário de rebelde sem causa por ter pichado a parede do banheiro com o nome daquela professora gostosa. Pois na verdade existiu uma banda de rock que sintetizou tudo isso e mandou as instituições que regram nossas vidas às favas. Tinha 16 anos quando assisti um filme intitulado “Rock Roll High School”, de Joe Dante, uma comédia ruinzinha, mas a trilha sonora que tinha músicas dessa banda era um espetáculo. De Nova Iorque, Joey, De De, Johnny e Mark, se tornaram uma lenda, Ramones, a banda de toda minha vida, não por menos a única (ao lado dos Smiths) que ainda mantenho os discos de vinis como novos.



Por enquanto é só pessoal!

CONTATO: marcos35anos@hotmail.com

Nenhum comentário: